domingo, 14 de julho de 2013

1 - Gemini

 
 
Saí a pedalar. Bolaño dizia que muitas vezes sobreviveu porque sabia muito bem como eclipsar-se se as coisas realmente se pusessem negras. Com a falta de treino custou-me subir e baixar os joelhos. Sentei-me num banco com a bicicleta ao lado e instalei-me na minha posição favorita: os braços a todo o cumprimento das costas do banco; as pernas cruzadas. Isto dificulta a decisão instantânea a quem se aproxima e pense em sentar-se ao meu lado. E as pessoas passavam, como nunca deixam de passar ao final do dia. Estava um casal de meia-idade num banco próximo. Descansavam com as duas bicicletas encostadas às pernas.

Ao longe começou-se a ouvir uma ladainha. A voz como chegada de altifalantes. Por momentos pensei que estava num país islâmico e era chegada uma das horas da oração. Tentei perceber donde vinha a reza. Aproximava-se uma procissão que acabou por passar mesmo à minha frente. Atrás de mim, aparecidos de rompante e como injectados de adrenalina, começaram aos urros e aos pinotes três adolescentes vestidos de negro e com coleiras e outros objectos de metal. A maioria dos participantes na procissão conservou a atenção, ladainhando, abraçando-se, deixando o espírito subir ao céu com o auxílio dos acordes do ajudante que dedilhava uma viola. Os miúdos de negro receberam uma reprimenda da polícia montada a cavalo e logo afastaram-se levando à boca os gargalos das garrafas de plástico que transportavam. Aproximou-se um homem que passeava um cão; fez menção de se sentar ao meu lado mas percebendo que eu não dava sinais de mover os braços retomou o passo puxando pela trela o cão que, entretanto, aproveitara o afrouxamento do dono para cheirar os pneus da minha bicicleta. Tirei o braço esquerdo das costas do banco mas porque estava decidido a prosseguir marcha. Não fazia nenhuma concessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário