terça-feira, 1 de novembro de 2011

Compostagem

Descascava uma laranja encostado a um gradeamento que rodeava um canteiro de flores. Cada pessoa que passava era mais moderna que a anterior; aproveitava e fixava-me num casaco ou umas calças que me agradavam. Se não lês os jornais, se não ouves notícias, a crise não existe. Se tens menos dinheiro, compras menos, consomes menos, existe um menos que é necessário aceitar. Se não tens trabalho, muda de vida. Se estudaste muito e queres realmente trabalhar naquilo para o qual te prepararam lembra-te que por muito que julgues que mereças o melhor essa espécie de pensamento mágico não altera nada. E que a justiça é algo sobre o qual os homens decidem, a maioria das vezes da forma mais arbitrária. Podes achar que fazer barulho é uma boa solução e és livre de pensá-lo e de protestar. Mas não te ponhas arrogante quando as coisas melhorarem, please.

Soltava as cascas de laranja no canteiro. Apodreceriam e serviriam para fertilizar a terra. Na noite anterior, chegaram as duas muito bêbadas. Deitei-me cedo e adormeci instantaneamente. Estava mesmo a precisar de descansar. Elas chegaram e eu, com um olho mais enterrado na almofada que o outro, sonhava. Ainda estavam preocupadas em não fazer ruído e não despertei. O máximo que fiz foi incluí-las no meu sonho, que fosse qual fosse, de repente se tornou mais feliz. Risos e vozes femininas.

Estariam sentadas na mesa perto da janela. Provavelmente as duas frente a frente e tocando-se os braços e os joelhos quando queriam enfatizar o que diziam uma à outra. Eu não demorei muito a acordar porque elas rapidamente perderam a noção do barulho que faziam. Uma delas foi buscar um pacote de batatas fritas e começou a mastigar com aquele som que todos sabemos das batatas fritas de pacote. Num ápice sussurravam e num ápice tornavam a entusiasmar-se e soltar gargalhadas, com ruídos impróprios que a respiração atrapalhada produzia. E eu imperturbável no quarto ao lado, fingindo dormir. Sobretudo porque não queria sucumbir à tentação do gesto ridículo: passar várias vezes a mão pelo cabelo antes de abrir a porta do quarto. E elas loucas, bêbadas, jovens, lúbricas, com joelhos redondos, estúpidas, à rasca, como todos nós, com a boca salgada das batatas fritas; e sedentas.

Sem comentários:

Enviar um comentário